quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Mosaico

No post abaixo, divaguei muito na parte do quanto estamos sem a capacidade de analisar e questionar informações oferecidas. Agora é hora de dizer porque não acredito em fluxogramas de classificação. Ainda mais quando se trata de pessoas. Para o próximo, talvez eu escreva sobre a complexidade dos seres humanos e a fragilidade de fluxogramas!

Há um tempo atrás li um texto muito bom da minha grande amiga Fernanda! Uma escritora nata e que mantém o blog Degustação Literária com textos próprios. O texto que em questão se chama Mosaico e mostra uma analogia interessante entre o Mosaico e a essência da vida. E como o ser humano é dinâmico, repaginando-se sempre. Estamos em constante mudança. Nosso estilo, opiniões, desejos, pensamentos, atitudes e etc.

Levando para um nível mais baixo ainda, quantos dias em que acordamos bem, mas uma simples fechada no trânsito serve de gatilho para uma rede de acontecimentos ruins e para fazer você desejar apenas a sua cama no final do dia! Às vezes um simples acontecimento faz com que todos os outros acontecimentos fiquem ruins e ganhem um peso enorme. Você toma a fechada! Cola no lado do carro que te fechou e despeja toda a sua ira! Continua a dirigir para o trabalho resmungando que os seres mais calmos do universo estão na sua frente!

Não! Não estou dando uma de guru de auto-ajuda e dizendo que sua irritação ocasionou um dia ruim. Não acredito nisso, o universo não conspira. Estou pinçando um acontecimento corriqueiro (aqui em SP pelo menos) em um dia normal e como isso deturpa a nossa mente. Em dias como esses, tomamos atitudes que raramente tomamos. Uma brincadeira comum de um amigo de repente virá como um insulto, um desrespeito. E você responde à altura.

Um fator ínfimo altera o seu estado a tal ponto que suas atitudes tomadas e suas interpretações não refletem a sua personalidade. É aí que entra a diferença vertiginosa entre os verbos ESTAR e SER. No exemplo dado acima, você ESTÁ nervoso ou você É nervoso? No passado é pior ainda! Você ESTAVA nervoso ou você FOI nervoso? O peso do verbo ser é monstruoso quando se trata de pessoas.

Seres humanos são instáveis, logo suas classificações deveriam ser também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário